Postado em 2 de Novembro, 2020
É importante entender o papel da ansiedade em nossa vida para saber melhor como lidar com ela e não ter tantos conflitos internos que causam sofrimento no dia a dia. Pensamentos do tipo “Essa ansiedade nunca vai me deixar”, “nada dar certo em minha vida”, “tudo isso está acabando comigo”, “penso que vou enlouquecer”, “isso esta me deixando mal!” Você já se sentiu assim? Esses pensamentos são características típicas da mente ansiosa e é necessário conhecer um pouco sobre a ansiedade para aprender estratégias mais saudáveis que possam ajudar a não gerar sofrimentos desnecessários.
De onde vem à ansiedade? Esse é um ponto fundamental para início de conversa! As emoções são consideradas reações fundamentais em nossa vida servem de mecanismo de defesa para nós, e a ansiedade é uma delas, mas há muitas situações que podem influenciar e desencadear para uma ansiedade mais elevada e promover um sofrimento, uma predisposição genética, história de vida, na infância, os fatores culturais ou situacionais.
Um estado de apreensão, agitação física, e pensamento de catastrofismo, ou seja, reação exagerada a ameaças ou perigo eminente, é uma visão cognitiva distorcida e pessimista em relação à realidade reforçada pela ideia de prever o futuro e consequências que acredita que vá acontecer, por exemplo, “Se o meu exame der alteração a minha vida está perdida”. Tudo isso porque ao se sentir muito ansioso aparecem reações físicas, emocionais e comportamentais, é o seu pensamento focado de tal forma em uma determinada situação que impede a mudança desse estado e causa o sofrimento por não entender o que está acontecendo.
Entender porque é importante conhecer mais com relação à ansiedade para não ficar lutando com ela, e que nossos pensamentos influenciam nas nossas emoções e no comportamento, são contribuições pertinentes para ajudar a ter um olhar mais realista relacionado ao que pensamos e nos aflige. Comece a investir na sua saúde emocional AGORA!
Esse conteúdo ajudou? Deixe seus comentários